O que são as chaves PIX?
As chaves nada mais são que uma forma de identificar o usuário dentro do ecossistema PIX. elas funcionam como o endereço de sua conta no novo sistema, ou um “apelido” da conta, como definiu O Banco Central (BACEN). A chave PIX pode ser: o CPF/CNPJ, o celular, o e-mail, ou a chave aleatória, que é um código alfanumérico (formado por números e letras) gerado pelo sistema. É essa chave que vai permitir que a pessoa que faz um pagamento via PIX transfira o dinheiro para a conta de outra digitando apenas o celular ou CPF dela.

Ao informar a chave, o sistema já vai saber para qual conta deve enviar o dinheiro. Não será mais preciso informar o banco, a agência, o número da conta, CPF e outros dados como funciona hoje com uma TED (Transferência Eletrônica Disponível), por exemplo. Cada pessoa física pode ter até cinco chaves por conta que estiver sob sua titularidade, e, cada pessoa jurídica pode ter até 20 chaves, também por conta. Só não é possível repetir a mesma chave para contas diferentes, porque como código vai funcionar como o endereço de entrega dos valores, o sistema não identificaria para transferir o valor. Respeitadas essas condições, uma pessoa pode ter 15 chaves, por exemplo, em contas de três bancos diferentes.

Como Funciona o Cadastro?
Para fazer o cadastro, tanto pessoas físicas como jurídica, precisam ter uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) em um prestador de serviços financeiros, como um banco, uma fintech (tecnologia financeira) ou uma plataforma de pagamentos. O registro vai acontecer nos próprios canais do banco no qual o usuário tem conta, como o internet banking ou o aplicativo. O cliente deverá informar à sua instituição financeira qual chave PIX vai querer para fazer seu cadastro. Ao definir a chave e dar consentimento para fazer o cadastro, a instituição financeira envia a informação do cliente para o banco central finalizar o cadastro em seu sistema. Assim, bancos, fintechs e outras instituições financeiras serão intermediadores entre o banco central e o consumidor final. Para fazer o cadastro da chave e passar a usar o PIX, basta procurar pela seção “PIX” dentro do app ou internet banking do seu banco. Todas as instituições financeiras participantes são obrigadas, pelo regulamento do banco central, a mostrar a nova opção no menu de suas plataformas.

Vantagens: Aumento de velocidade dos pagamentos e das transferências, potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, baixar o custo operacional das transações (praticamente gratuito), maior segurança, aprimorar a experiência dos clientes, promover a inclusão financeira de pessoas desbancarizadas, pagamento no Mercado Pago ou PicPay, Redução quase total de documentos e burocraciais do banco.

Publicaremos 35 (trinta e cinco) dúvidas mais frequentes (FAQ).

contact
Endereço
Rua Austrália, 845 - Itaperi, CEP: 60714-130 / Fortaleza - CE
Telefone
(85) 3292-1809