JESS - Portal da Notícia - Edição 2.301 – sindesp.org.br

Para fechar com chave de ouro, a campanha Setembro Dourado chama a atenção para outra preocupação: o câncer de crianças e adolescentes. O alerta ainda é válido para indicar aos gestores e políticos a necessidade de realizar ações em prol do combate da doença.

A oncologista pediatra Glaucia Perini Zouain Figueiredo explica que o diagnóstico precoce é muito importante, quando de trata de crianças. "Para os adultos, podemos fazer campanhas de prevenção ao câncer, mas com as crianças isso não é possível".

A médica ainda lembra que a leucemia é o tipo de câncer mais comum dessa faixa etária e quanto mais cedo identificar a doença, mais chances de cura existem. "Cada doença tem seu índice, mas em alguns casos a probabilidade de cura é de 100%". É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos, pois os sinais dessas doenças podem se confundir com sintomas que aparecem normalmente nas crianças, como palidez, manchas roxas na pele e sangramentos no nariz, por exemplo.

No entanto, se esses sintomas aparecem sem precedentes, é indispensável uma consulta médica. Uma recomendação da médica é que os pais levem a criança ao médico mais de uma vez, caso os sintomas persistam. De acordo com ela, em uma primeira consulta pode não ser identificada a suspeita de câncer. "Se trata de doença anormal, com sinais ou sintomas comuns a doenças benignas muito mais prováveis".

contact
Endereço
Rua Austrália, 845 - Itaperi, CEP: 60714-130 / Fortaleza - CE
Telefone
(85) 3292-1809