A campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2016, estima-se em média 181 mil novos casos, sendo que, deste total, 5.670 mil correspondem a novos casos de melanoma. A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença. Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, menos agressivos, mas que podem causar lesões funcionais e estéticas.

O carcinoma basocelular, mais frequente na população brasileira, costuma apresentar áreas com protuberância, com borda mais elevada e cor mais avermelhada, com pequenos vasos de sangue. Já o carcinoma espinocelular, segundo mais frequente, porém, mais agressivo que o basocelular, tem como característica sinais com aparência endurecida, uma úlcera que lembra um machucado, que não cicatriza. O cirurgião oncológico, especializado em câncer de pele, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Eduardo Bertolli, informa que as regiões mais comuns para o aparecimento dos dois tipos de carcinoma são as áreas mais expostas ao sol, como rosto, cabeça, pescoço, nariz, lábios e dorso das mãos. De acordo com o médico, o tratamento destes dois tipos de câncer de pele é cirúrgico, na maioria das vezes.

Já o melanoma cutâneo, que tem incidência mais baixa do que os carcinomas, mas de maior gravidade, ainda esse ano, pode chegar a registrar 3 mil casos em homens e 2.670 mil casos em mulheres. O melanoma cutâneo normalmente acomete os mais jovens, entre 30 a 40 anos, surgindo por meio de uma pinta ou um sinal em tons acastanhados, que com o tempo altera de cor e tamanho, podendo até sangrar. Em um estágio mais grave, o tumor pode gerar metástase nos órgãos e gânglios. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura dos melanomas é alta, podendo chegar a mais de 90%.

O bronzeamento artificial também oferece alto risco de desenvolvimento de câncer de pele, mais do que a exposição aos raios solares. Isso ocorre porque elas emitem altos níveis de UVA, a radiação ultravioleta, de maior risco para o câncer de pele. Porém, desde 2009, quando foram consideradas cancerígenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as câmaras de bronzeamento foram proibidas no Brasil, único país a ter essa iniciativa e por isso referência no combate ao câncer de pele.

Como se prevenir

Procurar evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h, é uma das recomendações. A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele. Sua intensidade varia pouco ao longo do dia, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar protetor solar diariamente. Quem tem tatuagem deve redobrar os cuidados, pois as tintas escuras usadas nas imagens podem encobrir possíveis lesões precursoras do câncer de pele. O melanoma, por exemplo, possui uma alteração celular com muito pigmento, assim como as tatuagens, dificultando a análise da estrutura celular durante os exames patológicos.

Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com o excesso de exposição solar, não excluí a importância do acompanhamento anual e periódico com um dermatologista. “A consulta com um dermatologista é essencial para o monitoramento de manchas, pintas e sinais que podem identificar o câncer de pele. Existem regiões do corpo em que a pessoa sozinha não consegue visualizar”, alerta o especialista.

JESS - Portal da Notícia - Edição 2.434 – sindesp.org.br

A Reitoria informa que o Campus do ITAPERI ficará interditado nos dias 05 (domingo) e 06/12/2021 (segunda-feira), para a aplicação das provas da 2a Fase do Vestibular 2022.1. Na segunda-feira (06/12), o expediente dos setores localizados nos campi ITAPERI e Fátima será a partir das 14h, horário em que a entrada de servidores estará liberada. Para o público em geral a entrada será a partir das 15 horas.

JESS - Portal da Notícia – Edição 2.436 – sindesp.org.br

Cientistas investigam o DNA de pessoas que, mesmo expostas, não foram infectadas pelo CORONAVÍRUS.A nova variante do CORONAVÍRUS detectada originalmente na África do Sul e agora batizada de ÔMICRON acendeu o alerta entre autoridades de saúde de todo o mundo. Casos já foram identificados em ao menos doze países. O governo da Holanda afirmou que 13 das 61 pessoas contaminas por COVID que chegaram em uma visagem transporte áreo têm a variante ÔMICRON – todos estão em isolamento. Dinamarca também confirmou dois casos no país. O Reino Unido, Alemanha, Itália, Austrália e República Tcheca anunciaram que registraram casos da nova variante.

JESS - Portal da Notícia – Edição 2.428 - sindesp.org.br

A Coordenação da Especialização em Direito Eleitoral informa que as inscrições estão abertas. O curso possui carga horária correspondente à 435h/a, e tem como público-alvo Portadores de Diploma de Nível Superior, Bacharéis em Direito, Procuradores, Advogados, Magistrados, Servidores Público e demais profissionais com perspectivas de atuar ou aprofundar estudos na área do Direito Eleitoral.

JESS - Portal da Noticia - Edição 2.431 – sindesp.org.br

A diretoria do SINDESP, filiados e servidores registram com muita dignidade o aniversário do colega, amigo, integrante da diretoria do sindicato, Inácio de Loiola Saraiva (Diretor de Divulgação e Cultura), graduado em Ciências Econômicas(UFC), doutorado em economia internacional em renomados centros universitários estrangeiros (University of Ottawa e Carleton University) no Canadá (Ottawa), exerceu várias funções/cargos administrativos na UECE, destacando-se como coordenador geral dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e Administração Hospitalar, publicou vários livros e textos na Área de Economia Internacional, Matemática Financeira e Finanças.

Prestou relevantes serviços na iniciativa pública e privada. Parabenizamos-lhe, eminente defensor do sindicalismo, em especial, das causas trabalhistas. Desejamos-lhe muita paz, alegria, amizade, saúde, fé, esperança, progresso e felicidade!

contact
Endereço
Rua Austrália, 845 - Itaperi, CEP: 60714-130 / Fortaleza - CE
Telefone
(85) 3292-1809